TRADUTOR

quinta-feira, 23 de julho de 2009

VIVER DESPENTEADA

Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida te despenteie, por isso decidi aproveitá-la com mais intensidade... O mundo é louco, definitivamente louco... O que é gostoso engorda. O que é lindo custa caro. O sol que ilumina o teu rosto enruga. E o que é realmente bom dessa vida, despenteia...
- Fazer amor, despenteia.
- Rir às gargalhadas, despenteia.
- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.
- Tirar a roupa, despenteia.
- Beijar a pessoa amada, despenteia.
- Brincar, despenteia.
- Cantar até ficar sem ar, despenteia.
- Dançar até duvidar se foi boa idéia colocar aqueles saltos gigantes essa noite, deixa seu cabelo irreconhecível... Então, como sempre, cada vez que nos vejamos eu vou estar com o cabelo bagunçado... Mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida. É a lei da vida: sempre vai estar mais despenteada a mulher que decide ir ao primeiro carrinho da montanha russa, ao contrário daquela que decide não subir.
Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável, toda arrumada por dentro e por fora. O aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença: arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça, coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria. Talvez eu deva seguir as instruções, mas quando vão me dar a ordem de ser feliz? Por acaso não se dão conta que para ficar bonita eu tenho que me sentir bonita... A pessoa mais bonita que posso ser?
Sabe de uma coisa? O que realmente importa é que ao me olhar no espelho, veja a mulher que devo ser. Por isso, minha recomendação a todas as mulheres: se entregue, coma coisas gostosas, beije, abrace, dance, apaixone-se, relaxe, viaje, pule, durma tarde, acorde cedo, corra, voe, cante. Arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável. Admire a paisagem, aproveite, e acima de tudo, deixa a vida te despentear! O pior que pode acontecer é que, rindo frente ao espelho, você precise se pentear de novo...
(Lili)

domingo, 19 de julho de 2009

A MENININHA TÍMIDA CRESCEU...
No meio do dia toca a campainha; é um moço trazendo o álbum de fotografias da formatura da filha. A mãe o recebe e precisa parar os afazeres que tumultuavam o seu dia. Surpresa! Vai folheando o álbum e, em cada foto emoção ao perceber que aquela menininha tímida cresceu e esbanja um belo sorriso no rosto. Aos seus olhos, dentre tantos personagens bonitos, o destaque maior é o da sua “cria”. Orgulhosa, pensa às vezes em que as duas param para conversar e carinhosamente a filha brinca com seus cabelos, fazendo-lhes um delicioso “cafuné”; dos projetos de vida ainda “mágicos” que a filha discute com o pai na hora do almoço; do cuidado e amor dedicado aos avós nos abraços e beijos demorados, apertados; da atenção com a irmã mais nova ao descerem a rua de mãos dadas a caminho da escola.
A alegria na maternidade é um grande presente; as qualidades neste momento são bem maiores do que todas as rusguinhas que assolam o cotidiano.Um ciclo que se fecha para abrir novas possibilidades. Chegar e partir...
Então, a mãe pensa em exibir no porta-retratos da sala de visitas, a melhor foto. Retorna ao começo do álbum e observa que a “ala feminina” foi maioria presente no baile de formatura: mãe, filhas e avós. Ficaram bem, três gerações. Mas escolhe a foto em que a filha e o seu pai estão de mãos dadas entrando no salão para a valsa dos formandos. Sua atenção é atraída pelo sorriso irradiante da menina e os olhos do pai, untados de lágrimas pela emoção da conquista. No coração da mãe, a certeza da escolha certa de um bom homem para ser o pai de seus filhos; pois esta relação pai-filho não aceita divórcio, é para toda vida.
Que bom vê-la seguir seu caminho, cultivar sonhos e esperanças no futuro. Fecha o álbum cantarolando a música do Milton Nascimento “Encontros e Despedidas”:... A hora do encontro é também despedida... Hora de despedir-se da criança que já foi e encontrar-se com a jovem estampada lindamente na foto, para, daqui a pouco, despedir-se novamente da jovem e encontrar-se com a mulher. Melhor ainda é poder voltar quando quero... A mãe finaliza o seu dia esperando saudosamente a filha voltar para casa com o coração e braços abertos. No seu íntimo o desejo de que todas “as partidas” da filha sejam abrandadas também pelas “chegadas”. E que em todo o caminho conte com a proteção Divina. Que assim seja!
(Lili)