TRADUTOR

quarta-feira, 3 de março de 2010

EMAGREÇA COM SAÚDE
.
COMO OS FRANCESES

Nada disso. Pelo menos é o que prega o Dr. Will Clower, autor de "A não-dieta dos franceses", lançado recentemente pela editora Campus. O médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.
"Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada pela Internacional Obesity Task Force. O programa deemagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos: escolher alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar", explica no livro.
Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais – açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.

"Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo", defende.
Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa.
Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram, respectivamente, onze e cinco quilos. - Fiquei impressionado, em uma volta pelo supermercado, com fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos. Onde estavam os produtos lights? - disse o médico.
Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na dispensa e na geladeira, com o auxílio do que se deve ter em casa, fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo. Os resultados garante ele, surgem em seguida.
.
Plano de 10 etapas para nunca
mais precisar fazer dieta!
.
1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebrode estar recebendo o alimento. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito com menos.
2 - Garfadas menores... O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.
3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.
4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.
5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.
6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.
7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.
8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade..9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.
10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade. Alimentos que se deve ter em casa Peixes (salmão, sardinha, atum) Grãos (granola, aveia, arroz) Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate) Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre) Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal) Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona) Condimentos (mostarda, maionese de verdade) Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte) Bebidas (café, cerveja, suco da fruta natural, chá, água, vinho).
.
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA
DE BEBER UM REFRIGERANTE
.
Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente... Você apenas não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina... O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para este momento em particular.)
40 minutos: a absorção de cafeína está completa... Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente... Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína.)
50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo... As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação... Você urina... Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam... Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerantes, mas se não puder evitá-los, modere sua ingestão! Prefira sucos naturais e água! Em sendo possível, dê preferência por aqueles sucos que se vê as frutas (de boa procedência) sendo preparadas. Seu corpo agradece!
Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele refrigerante, mas sim, uma Campanha pela Saúde; sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios...
.
Liliana Diniz

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Liliana!

Realmente uma excelente dica de alimentação!

Muitas pessoas notam que como devagar. Aprendi isso na infância, na mesa da família...Meu pai gostava de todos reunidos, calmos e dedicados ao prato. Tornou-se hábito. Se o tempo é curto, prefiro não comer.

Um abraço,

Nivia

Edward de Souza disse...

Olá Liliana, tudo bem?
Seguindo esse plano de dez etapas pra nunca mais precisar fazer dieta, com certeza a pessoa vai emagrecer. Mas, penso, tudo é uma questão de disciplina e força de vontade. Do contrário, não existem regras que funcionem. E isso vale também para quem quer largar de fumar. Pra mim, isso de tomar remédios para parar de fumar é balela. É com muita força de vontade que a pessoa vai deixar o vício. Do jeito que começou a fumar um dia, pare, pronto! O que mais me agradou nesse dieta dos franceses é que se pode tomar cervejas e vinhos... Ótimo, vou seguir esses mandamentos.

Beijos e um bom final de semana!

Edward de Souza

Gabriela disse...

Ôi Lili, bom dia!
Interessante esse regime à la Bonaparte. Será que vc não teria um que indicasse chocolates no café da manhã, almoço e janta? Eu iria ser uma ferrenha seguidora desse regime (rsssssssssssss). Brincadeirinha, ficou ótimo esse texto e sobre lights e diets é pra se pensar. Nunca confiei nesses produtos que, na verdade, só tem preços caríssimos!

Beijusss,

Gabriela - Cásper Líbero - SP.

Garcia Netto disse...

Dra.Lili
O diminutivo do nome pode não adequar-se a grandeza do título, no entanto, tomei a liberdade de usá-lo para intimisar nosso tratamento.
Você presta ao mundo através da internet um grande serviço em saúde.
A série de conselhos disponíveis em seu blog, alerta sobre os problemas da obesidade, da economia domestica e do estado, da elegância pessoal, da possibilidade de baixar os custos dos convênios de saúde, emfim: pode melhorar a vida se observados.
Em minha vida pessoal, tenho seguido os hábitos franceses hà muitos anos, muito antes até de ter convivência com aquele país. Minha filha viveu 20 anos em Paris,o que me levou a dividir espaço com sua gente.
Da receita que passou, acredito, 98% entra em meu cardápio.
Verduras e legumes, frutas, coalhada feita em casa, alho, vinho, (sem frequência cerveja)bom que eu destaque exageros em consumo de tomate, maçã e outos iténs. Açucar nunca, adoçantes raramente, até café sem eles.
Bem Lili. O mundo fica a dever-lhe o oportuno serviço de indicar uma dieta correta.
Eu, aos 81 com um metro e oitenta e dois cents.mantenho peso estavel de 79 quilos. Minha filha de 54 carrega um corpo invejavel de jovem de 18.
Parabéns e um abração. Garcia Netto

LILIANA disse...

Nivia, Edward, Gabi e Garcia Netto, estou muito feliz com a visita de vocês a esse mini-blog. O tempo não permite que eu cuide dele como deveria, mas vamos tocando. Nivia, você está certa, as refeições devem ser feitas sem pressa e sem preocupações, do contrário, melhor não comer. Edward, preste atenção no que está escrito bem claro no texto. Cervejas e vinhos com moderação. Dois copos pequenos, no caso da cerveja e um cálice de vinho. Falar em cigarros, você deixou de fumar? Ficaria encantada se isso tivesse acontecido. Garcia Netto, você está no caminho correto, por isso está jovem aos 81 anos. Pode acreditar, pessoas como você me encantam. Eu adoro a França, Garcia, onde estive pela quarta vez nesse final de ano com meus pais, numa tourneé pela Europa. Dê um abraço em sua filha, que, com certeza soube assimilar a cultura francesa e européia, pelo tempo que lá permaneceu.

Beijos a todos vocês e obrigada de coração pela visita.

Liliana Diniz

ANA CÉLIA DE FREITAS. disse...

Boa tarde Doutora Liliana.
Parabéns menina,você nos dá ótimas dicas para nos alimentarmos o que não quer dizer que fica mais caro.As pessoas ainda vivem naquela ilusão de que comer bem gasta mais,ledo engano,manter uma dieta saudável fica bem mais em conta do que aquelas carnes vermelhas cheia de gorduras.
Quanto aos lights e diets nunca confiei muito,sem falar os preços altíssimos que os mesmos apresentam.
Quanto a comer devagar,aprendi quando criança,minha mãe nos ensinou fazer as refeições todos juntos,reunidos em volta da mesa,mas hoje é bem diferente,cada um pega o seu prato e vai para um lado,muitas vezes em frente a televisão,ao video game,etc,resultado:crianças obesas.
Menina tenho certeza que você será uma médica dedicada,pois se mostra apaixonada pelo que faz,é de profissionais assim que o mundo carece.
Abraçosssssssss.
ANA CÉLIA DE FREITAS.

Tatiana disse...

Ôi Liliana, até que enfim vim ao seu blog e adorei. Li suas postagens até chegar ao regime francês. Sei não se surte efeito comigo esta técnica. Para me manter em forma só existe um meio e esse é infalível: fechar a boca, praticar exercícios e tomar bastante água. De qualquer forma, bem interessante essa fórmula francesa.

Bjos, amanhã ligo em sua casa para combinarmos aquela festinha para a Simone, tá bom?

Tatiana

Edward de Souza disse...

A Mulher ideal... É aquela que é maravilhosa acima de tudo. Que pode com um sorriso provocar amor e felicidade.

A Mulher ideal... É aquela que é simples por natureza. Que pode explanar com simples gestos toda a sua feminilidade e grandeza.

A Mulher ideal... É aquela que sabe como ninguém entender os sinais do amado, antevendo-lhe os movimentos, estando sempre ao seu lado.

A Mulher ideal... É aquela que não seja perfeita, pois somente Deus o é, mas que busque a perfeição em todos os seus gestos.

A Mulher ideal... É aquela que mostra a sua beleza todos os dias, como no primeiro encontro. Fazendo dos momentos com o seu amado um eterno reencontro.

A Mulher ideal... É aquela que mesmo com o passar dos anos, tenha sempre o sorriso de menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a alma feminina.

A Mulher ideal... É aquela que se apresenta perante a sociedade como a mais formosa dama. Mas quando na intimidade partilhe todos os segredos..

Enfim, a Mulher ideal... É aquela que mesmo não sendo Deusa, sabe como ninguém trazer um pedacinho do céu.

Meus cumprimentos pelo Dia Internacional da Mulher.

Beijos, Lili...

Edward de Souza

Jeferson Cardoso disse...

Liliana, vou lhe enviar um pouco de Brasil que talvez vc conheça, talvez vc queira conhecer.

http://jefhcardoso.blogspot.com

Carl disse...

Excellent Post!
Carl