TRADUTOR

quarta-feira, 15 de junho de 2011

REDUÇÃO DO COLESTEROL CAUSA CÂNCER?

Um estudo feito por cientistas americanos relacionou a incidência de câncer a reduções significativas do nível de colesterol, obtidas pelo consumo de estatina.
A pesquisa foi feita com 40 mil pessoas que tomaram estatina para abaixar o nível de colesterol "ruim" - LDL - no sangue. Aquelas com níveis mais baixos de LDL registraram mais casos de câncer, apontou o estudo.
Os pesquisadores não souberam dizer se a descoberta é um efeito colateral da estatina ou resultado do colesterol baixo. "A análise não implica a estatina no aumento do risco de câncer", dizem os pesquisadores da Tufts University School of Medicine, de Boston.
"Os benefícios demonstrados da estatina em baixar o risco de doenças cardíacas permanecem claros." "Entretanto, certos aspectos de reduzir o LDL com estatina permanecem polêmicos, e merecem pesquisas mais avançadas."


Análises


Os pesquisadores analisaram dados de 13 experimentos em que um total de 41.173 pessoas tomaram estatina. Eles examinaram a relação entre doses baixas, médias e altas de estatina e taxas de novos casos de câncer diagnosticados. Altas taxas da doença - independente do tipo e do local dos casos - foram observadas em grupos com níveis baixos de LDL.

Os autores disseram que suas descobertas são importantes porque mais e mais experimentos demonstram os benefícios cardiovasculares da redução nos níveis de LDL.
Um porta-voz da Fundação Britânica para o Coração disse que "as descobertas não mudam a mensagem de que os benefícios de tomar estatina superam os riscos potenciais (de câncer)".
Já a organização Cancer Research UK afirmou: "As descobertas devem ser tratadas com cautela - como os autores apontam, elas não provam que os baixos níveis de colesterol LDL podem aumentar o risco de câncer". "Mais pesquisa é necessário antes de tirar qualquer conclusão firme."

Nenhum comentário: